quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

04/01/09 - Dicas

Ola!
Mais um dia de aula e muito estudo!

Hoje nossa escalada pela Lion's Head foi cancelada. O dia ja amanhceu com muito vento e tivemos rajadas de vento de 55 kilometros e, nesta caso, nao e aconselhavel fazer esse tipo9 de passeio ainda mais pra inexperientes como nos.

Mas tudo bem... aproveitei pra fazer umas coisas no Waterfront (pra variar).

Vou aproveitar essa postagem pra dar algumas dicas pra quem pretende vir para a Africa do Sul - Cape Town:

- Colocar cadeado na mala e, se possivel, aquele plastico de embalar mala que tem no aeroporto (na ida e na volta). O aeroporto do pais nao e muito seguro.
- Saindo do Brasil temos que fazer conexao em Johanesburgo e, preparem-se pois o aeroporto e muito confuso inclusive pra quem e daqui.
- Na imigracao eles nao falam ingles direito e lembre-se de deixar sua carteira de vacinacao internacional junto com o passaporte - isso facilita muito.
- Temos que pegar nossa mala la e despachar para Cape Town por isso, quando voce pega a mala e for para o embarque tem sempre uns homens de amarelo na porta querendo te ajudar. Eles ajudam mesmo mas cobram por isso. Eu pague 5 dolares mas a maioria pagou 20 e eles chegam a pedir ate 50 dolares. O melhor e voce se fingir de desentendido e dar o menos possivel.
- O voo para Cape Town e tranquilo e o aeroporto mais organizado. Para o pessoal da escola sempre tem um motorista esperando no aeroporto com um placa com o nome da escola. Ele te leva junto com outros estudantes ate a escola e depois deixa cada um em sua casa.
- Logo que chegar e bom se localizar pra saber chegar na escola pois no primeiro dia temos que estar la as 8 da manha pra entregar o teste escrito e fazer o teste oral.
- Na hora do almoco temos 40 minutos pra comer. O melhor e mais barato e comprar alguma coisa no mercado que tem perto da escola. Voce pode comprar massa (pronta), salada, salgados e lanches. Se preferir tem o Giovannis tambem. No Kauai - que fica um pouco mais na frente - tem varios lanches frios e quentes e alguns pratos diferentes, tambem vale a pena. Tanto na escola quanto no mercado tem microondas e voce pode esquentar sua comida e comer na escola. Na escola tem talheres e pratos que voce pode usar.
- Em relacao ao dinheiro, a moeda local e o Rand entao, ou voce ja compra no Brasil um pouco ou, uma otima opcao e fazer o cartao Visa Travel Money (voce pode usar pra sacar e para comprar tambem - e uma especie de cartao pre pago, voce coloca uma quantia em dolares e usa aqui pois ele faz a conversao automaticamente). Caso voce tenha dolares em especie, pode trocar no Waterfont nas casas de cambio mas vale a pena pesquisar a cotacao pois tem diferenca de uma pra outra.
- Aqui eles nao tem agua filtrada na escola e na maioria das casas. Como a agua aqui e considerada umas das mais limpas do mundo eles nao usam filtro mas, se voce quiser pode comprar agua mineral nos mercados.
- Na escola o banheiro e unisex... o mesmo pra homens e mulhers.
- Aqui o transpote e precario. Nao tem metro, quase nao tem onibus mas o que tem de monte e Mini Vans, passa uma atras da outra. O ruim e que eles vao colocando gente dentro ate sair pela janela. Tem horas que voce nao tem mais como se apertar la dentro e a maioria delas e velha e costumam ouvir musicas no ultimo volume. Na maioria das vezes eu nao via a hora de descer. Se voce gostar de andar, esta otimo pois voce ir pra varios lugares a pe.
- Nao esqueca de trazer bone, protetor solar, tenis, uma blusa de frio, muita roupa de calor e remedios.
- Aqui as tomadas sao diferentes das nossas e precisamos de adaptadores para tudo aqui. Voce pode pedir emprestado pra alguem ou comprar um pois nao tem como carregar a bateria da maquina ou usar o secador sem isso. Ah, as tomadas aqui sao 220v.
- Tem varias lavanderias e lan houses por aqui (Sea Point e Green Point) caso voce nao tenha como lavar a roupa na sua casa ou usar a net.
- Alguns carros aqui tem um adesivo na parte de tras - geralmente no vidro com um L grande em vermelho. Significa que a pessoa esta aprendendo a dirigir. Entao, cuidado!
- Sobre os passeios, na escola eles podem te ajudar a marcar todos que voce se interessar mas, nao deixe pra ultima hora - alguns podem depender do tempo, do vento e ai, e melhor prevenir.

Por enquanto e isso. Depois vou dar dicar sobre alguns passeios aqui e falar sobre as outras coisas que eu ainda vou fazer.

Bjs

3 comentários:

  1. Continuo afirmando faça um livrinho e sai vendendo,Aprenda como ir para a Africa antes,durante e depois.Vai estourar em vendas. Beijos tia Su

    ResponderExcluir
  2. Oi Karol, agora são 17:15 da tarde. Como hoje tem quarta-feliz, não sei se terei tempo de escrever à noite. Bem legais as dicas que vc passou. Pelas fotos dá vontade de ir mesmo. O Ri não sabe se vai poder ir ou não ao restaurante. A Flávia também não.Hoje ainda não saí de casa prá nada. Mas em compensacão estou cada vez mais craque no freecel. rssss.
    O Paulo já já chega com a vó Bertha, e eu vou mostrar as fotos da festa da Mariana.

    Bem, continue estudando. Continue mandando notícias diariamente. Estou acompanhando e curtindo muito.

    Amanhã escrevo mais.
    Beijos, Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Minha filha maravilhosaaaaaaaaaa vc ta melhor que empresa de turismo.......Se alguem dai ver o que vc escreveu ja ta contratada pra guia turistico........Acho que vc sabe mais de Cape Town do que os que moram ai.PARABÉNS....Tambem filha desta mãe maravilhosa só podeia dar uma filha explendoroza rsrsrsrsrs.........
    Estou amando .
    Beijos....se cuida.
    Mãe.

    ResponderExcluir